Estréia amanhã no canal pago Fox, a sexta temporada de "24 Horas".
Uma das séries de maior sucesso dos últimos anos é alvo de muita discussão e polêmica. As ações do agente e protagonista, Jack Bauer(Kiefer Sutherland), estaríam sendo usadas como "inspiração" por soldados americanos, que utilizariam os métodos nada convencionais de Bauer para persuadir e torturar presos políticos no Iraque.
Segundo uma ONG de direitos humanos americana, os soldados que utilizam técnicas parecidas com as do seriado, são jovens, inexperientes e estão sobre forte pressão psicológica.
Essa mesma organização está preocupada também com o crescente número de cenas de tortura no horário nobre da tv americana pós 11 de Setembro.
Essa preocupação é válida, agora culpar um seriado por contribuir com o aumento da tortura, na minha opinião, é rídiculo. Alguém acredita que essas técnicas de tortura nunca foram usadas pelos "Yankees"?(só lembrarmos da guerra do golfo, em 1991).
Querer responsabilizar um seriado de ficção, como é "24 Horas", pelo aumento da tortura à presos políticos, é o mesmo que acreditar que o filme "Diário de um Adolescente" seja o responsável direto pelo massacre em Columbine.
Ou ainda que um jogo de vídeo-game é o culpado pelo atentado a um cinema na capital paulista, anos atrás.
Seriados e filmes sempre vão existir, assim como desequilibrados que usam a ficção como desculpa pelos seus atos de insanidade.
Educação e valores familiares devem ser constantemente discutidos, ou daqui há pouco não poderemos ter mais programas de entretenimento....
Abaixo o trailer da sexta temporada de "24 Horas"