Um Disco e Sua História- Parte 2

Por Paulo Rodrigo



Sgt. Pepper’s faixa á faixa.

Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band
Ano de lançamento: 1967
Data de Lançamento: 02 de junho de 1967
Produção: George Martin
Tempo de duração do LP: 39:50

Faixas comentadas:

1-Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (Jonh Lennon & Paul McCartney) 2”02 – gravada no estúdio 2 em Abbey Road em 1o de fevereiro de 1967: Para abrir o “show”, Paul compôs um rock no estilo de Little Richard. “Nós somos a Banda dos Corações Solitários do Sargento Pimenta, esperamos que vocês gostem do show”, são as primeiras palavras do baixista na faixa que abre o disco. A música não tem um fim, ao término da canção é apresentado o cantor da próxima música: “Billy Shears”, representado por Ringo Starr.

2-With a Little Help From My friends (Jonh Lennon & Paul McCartney) 2”44 – gravada no estúdio 2 em Abbey Road em 29 de março de 1967: Música criada pela dupla para que Ringo tivesse uma atuação destacada no disco. Ganhou um espírito mais sério com Joe Cocker em Woodstock no ano de 1969.

3-Lucy in the Sky With Diamonds (Jonh Lennon & Paul McCartney) 3”28 – gravada no estúdio 2 em Abbey Road em 1o de março de 1967: Composta a partir de um desenho de Julian Lennon, filho de Jonh. Ao observar a obra do filho, Jonh Lennon logo disse: “É Lucy em um céu com diamantes”. A canção, segundo especula-se até hoje, é uma das mais claras referências ao LSD (as iniciais de Lucy Sky e Diamonds formam a sigla LSD).

4-Getting Better (Jonh Lennon & Paul McCartney) 2”47 - gravada no estúdio 2 em Abbey Road em 9 de março de 1967: Canção que fala sobre a escola como sendo algo ruim e é ao mesmo tempo, otimista quando Paul canta: “Está melhorando desde que você foi minha”, quebra um pouco o clima psicodélico deixado por “Lucy in The Sky With Diamonds”, o que não quer dizer que não se trata de uma bela canção com um arranjo de guitarras.

5-Fixing A Hole (Jonh Lennon & Paul McCartney) 2”36 – gravada no Regent Sound Studio em 21 de fevereiro de 1967: Mais uma viajem lisérgica da banda em que fala de bloqueios da mente que os impedem de viajar com a imaginação.

6-She’s Leaving Home (Jonh Lennon & Paul McCartney) 3”35 – gravada no estúdio 2 em Abbey Road em 17 de março de 1967: Triste canção que conta a história de uma garota que abandona o lar e seus pais. O belo arranjo de cordas dá a tônica para a tristeza da canção.

7-Being For The Benefit Of Mr. Kite (Jonh Lennon & Paul McCartney) 2”37 – gravada no estúdio 2 em Abbey Road em 17 de fevereiro de 1967:Penúltima música do lado “A” do LP, Jonh Lennon faz apresentações circenses, garantindo aos ouvintes, que o espetáculo será de primeira qualidade.

8-Within You Without You (George Harrison) 5”05 – gravada no estúdio 2 em Abbey Road em 22 de março de 1967: Claramente inspirada na cultura Indiana. George Harrison, canta que o amor e a vida são um bem em comum. Claramente, a música que mais foge do padrão dos Beatles, quem não conhece a banda não diz que são os mesmos músicos que fizeram as outras músicas do disco.

9-When I’m Sixty Four (Jonh Lennon & Paul McCartney) 2”37 – gravada no estúdio 2 em Abbey Road em 6 de dezembro de 1966: Primeira música gravada pela banda, e primeira música composta por McCartney quando o baixista tinha apenas 15 anos, faz uma previsão de como será quando completar 64 anos. Quando Paul fez seus 64 anos alterou a música para 84.
10-Lovely Rita (Jonh Lennon & Paul McCartney) 2”42 – gravada no estúdio 2 em Abbey Road em 23 de fevereiro de 1967: Apesar de não ter uma letra 100% romântica, pode se dizer que é a única balada do disco. Rita é uma policial feminina que chamou a atenção de um rapaz que passava pela rua e que a convida para tomar um chá para tentar conquistá-la.

11-Good Morning Good Morning (Jonh Lennon & Paul McCartney) 2”41 – gravada no estúdio 2 em Abbey Road em 8 de fevereiro de 1967: Uma canção que conta a agitação do dia a dia, varia mais para uma crônica urbana sobre os acontecimentos cotidianos.

12-Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band (Reprise) (Jonh Lennon & Paul McCartney) 1”18: Fim de espetáculo, a reprise da música ao contrário da primeira, agradece a presença e avisa que o show está no fim, mas ainda há tempo para o grand finale que está por vir.

13-A Day in The Life (Jonh Lennon & Paul McCartney) 5”33 – gravada no estúdio 2 em Abbey Road em 19 de Janeiro de 1967: A obra prima do disco. Arranjo, interpretação, letras, tudo nessa música beira a perfeição. Conta as notícias de um dia na vida de uma pessoa. Desde um acidente que estoura os miolos de alguém. O arranjo de cordas é sensacional. Quando Paul entra na canção, parece que estamos em outra música, tamanha é a variação dela. Simplesmente perfeita, o final com a orquestra tocando o mais alto que pode, é magistral.