Seriado, criado pelo trio Roberto Orci, Alex Kurtzman e J.J Abrahms (Lost), fez bastante sucesso, especialmente entre fãs de ficção científica. Foto: Divulgação.
Fringe, definitivamente, é uma daquelas séries em que ou você é completamente fã, ou você odeia do começo ao fim.
Criada pelo trio de Lost, J.J Abrahms, Roberto Orci e Alex Kurtzman, o seriado fez bastante sucesso na metade dos anos 2000 por ser apontada por muitos como uma "sucessora" de Arquivo-X, por envolver alguns casos, digamos, "bizarros"
Ainda que tenha se perdido em alguns episódios, Fringe tinha um bom enredo e atuações (especialmente de John Noble) dignas das melhores coisas da TV.
Mas o foco aqui é saber onde estão os atores, a crítica do episódio piloto você encontra aqui.
Anna Torv - Agente Olivia Dunham
A estrela principal da série era, até então, desconhecida do público, mas já atuava em seu país de origem, a Austrália. A agente do FBI ficou encarregada de desvendar os mistério da série, que incluiam, inclusive, a morte misteriosa do seu parceiro e namorado.
Depois do final de Fringe, Anna fez alguns papeis menores, mas voltou aos holofotes em Mindhunter, série baseada em fatos reais e com produção e direção (em alguns episódios) de David Fincher. A atriz vai ser vista no live action do game The Last o Us, estrelada por Pedro Pascal (Mulher-Maravilha: 1984)
Joshua Jackson (Peter Bishop)
Jackson era Peter Bishop, um "gênio indomável" que acabou por ajudar a agente Dunham a resolver alguns casos. Ccomo alguns sabem, o ator já tinha experimentado a fama em Dawon´s Creek, série teen dos anos 1990. Depois disso, ele fez alguns filmes menores, até retomar o sucesso em Fringe.
Após o fim da série, ele teve certo destaque em The Affair e, mais recentemente, na minissérie Olhos que condenam, da Netflix. Ele deverá ser visto em breve em um filme sobre um clássico time de futebol americano chamado Braddock (não confundir com aquele filme do Chuck Norris).
John Noble (Dr. Walter Bishop)
O veterano Noble experimentou o sucesso somente após aparecer em dois filmes da trilogia Senhor dos Anéis, ao interpretar Denethor, o pai de Boromir (Sean Bean) e Faramir (David Wenham).
Ao interpretar Dr. Walter Bishop, o "causador" de todos os problemas (como descobriríamos ao longo da série", Noble pode mostrar todo seu talento com as versões frágil e fria e calculista de Bishop.
Depois do fim da série, o ator fez algumas participações em séries e filmes menores, como em The Boys (Amazon) e Legends of Tomorrow (CW).
Jasika Nicole (Astrid Farnsworth)
Outra novata do elenco, Jaskia interpretava a agente em treinamento do FBI, que acaba virando assistente do Dr. Bishop.
Depois do fim da série, a atriz teve destaque em Scandals (criada por Shonda Rhimes) e The Good Doctor. Mais recentemente, ela esteve no revival de Punky - a levada da breca.
Lance Reddick - Agente Phillip Broyles
O líder da divisão Fringe é o ponto de equilíbrio na série. Interpretado pelo experiente ator Lance Reddick, Broyles era a voz da razão da equipe.
Lance talvez seja o ator que continua mantendo sua carreira em um bom patamar. O ator, que antes fez Lost e Oz, tem em seu currículo filmes como John Wick e Godzilla vs Kong. Recentemente ele foi anunciado no live action de Residente Evil que a Netflix está produzindo.
Blair Brown - Nina Sharp
Assim como John Noble, Blair é uma atriz bem experiente, tendo participado, antes de Fringe, de uma série de filmes e seriados. A intérprete de Nina Sharp, dona da Massive Dynamics, trazia toda a carga dramática e misteriosa da personagem.
A atriz foi vista recentemente no seriado The Orange is the New Black interpretando a juíza King.
Kirk Acevedo - Agente Charlie Francis
O agente Charlie Francis, também do FBI, era um grande amigo de Olivia Dunham e passou a integrar a divisão Fringe no decorrer da série.
Outro ator oriundo de Oz, Acevedo atuou também em Lei&Ordem 24 Horas, The Mentalist, Agents of S.h.i.e.ld e, mais recentemente, Arrow.
Michael Cerveris - The Observer/September
Os Observadores eram um dos grandes mistérios de Fringe. O que eles faziam, afinal? Com toda sua experiência, Cerveris deixava os espectadores do seriado angustiados com suas aparições.
O ator fez muito sucesso com o seriado Fame, na década de 1980, mas foi em Fringe que atingiu o ápice.
Depois desse papel, Cerveris fez pontas em Homem-Formiga e Vespa, da Marvel, teve destaque na concorrente DC, no seriado Gotham, em The Good Wife e, mais recentemente, em Mindhunter, ao lado de Anna Torv.
Uma curiosidade sobre o cara. Cerveris também é músico e já tocou na banda de Bob Mould, ex-vocalista do Hüsker Du e do Sugar.