Identidade Bourne: 20 anos do longa que revolucionou os filmes de ação e espionagem

 
Matt Damon interpretou, magistralmente, a "máquina de matar" em quatro filmes. Foto: Divulgação.

Em 2002, quando Identidade Bourne estreou, a indústria do cinema estadunidense ainda vinha carregada de dramaticidade por conta dos atentados de 11 de setembro de 2001.

O longa dirigido por Doug Liman e protagonizado por Matt Damon deveria estrear justamente naquele fatídico mês, mas passou para maio do ano seguinte, juntando-se a uma lista de filmes e seriados adiados (24 Horas e outras) ou com cenas deletadas (Homem-Aranha, de Sam Raimi) por conta do trauma que os Estados Unidos tinham passado.

Ainda que a trama não tenha relação com atentados, colocar um filme de ação nos cinemas pouco depois de uma tragédia é pedir para ser malhado.

O fato é que Identidade Bourne, baseado na obra do escritor Robert Ludlum (que produziu o filme pouco antes de falecer), é um baita filme de ação e de espionagem, certamente muito copiado depois de sua estreia.

A história gira em torno de Jason Bourne (Damon), agente do governo que, após ficar à beira da morte por ter sido baleado, acorda sem memória em uma costa do Mar Mediterrâneo. Ele consegue se recuperar com a ajuda de um médico aposentado, mas tem como única pista de sua identidade um chip que estava implantado em seu quadril, contendo um número da conta de um banco de Zurique, na Suíça. 

O mais bacana da história é descobrir sobre o passado de Bourne junto com ele, além de acompanhar como o governo estadunidense faz para ser a "polícia do mundo", custe o que custar.

Doug Liman (Swingers e Sr. e Sra Smith) conduz a direção com muito talento e firmeza, bem ajudado pelo roteiro de Tony Gilroy (que dirigiu a pavorosa "continuação" O Legado de Bourne) e William Blake Herron, muito também pela bela construção dos personagens de Ludlum.

Matt Damon é um show à parte, impondo seriedade e serenidade na medida certa. O belo elenco de Identidade Bourne é composto, ainda, por Franka Potente, Julia Styles, Brian Cox, Chris Cooper, Clive Owen, Walton Goggins e Adewale Akinnuoye-Agbaje. Um verdadeiro clássico moderno.

O longa conta com três sequências, Supremacia Bourne (2004), Ultima Bourne (2007) e a sua conclusão Jason Bourne (2016), todos dirigidos por Paul Greengrass - além do já mencionado O Legado Bourne, sem Damon, Greengrass ou Liman. 

Abaixo, o trailer de Identidade Bourne.