Botnaro: Novo livro satírico sobre o presidente está em pré-venda

 

Novo Febeapá: Suma Patriótica (Editora O Sexo da Palavra) será lançado em maio. Foto: Divulgação.

O livro satírico Novo Febeapá: Suma Patriótica já está em pré-venda no site da Editora O Sexo da Palavra.

A obra, cujo título é inspirado em termo criado pelo autor Sérgio Porto aka Stanislaw Ponte Preta, é escrita pelo heterônimo Messias Botnaro, uma referência a vocês sabem quem, que já se encontra morto e tem suas histórias psicografadas.

A sinopse fala que o livro "surge a partir de muitos momentos do então presidente eleito deste país em 2018, que foram, acima de tudo (e de todos) radio-tele-web-difundidos desde sua ascensão até os dias atuais (e contando). Já dizia a placa nos parques de obras "estamos a X dias sem acidentes", não é o que ocorre por aqui... Há acidentes diários, uns mais catastróficos, outros ofuscados por outras catástrofes". 

Novo Febeapá é dividido em três volumes, sendo o primeiro, Prolegômenos dedicado a toda literatura futura que queira apresentar-se como patriótica, conta com prefácio de Bruno Greggio, em que se salienta uma característica bem brasileira: uma lei superior àquelas feitas pelos homens, uma lei soberana! Nela, está determinado que, "de tempos em tempos, o brasileiro eleja um governo só para rir dele, custe o que custar. Mesmo que o custo seja morrer de rir". Nada mais explícito e atual para se começar este livro.

No segundo, Messias Botnaro se apresenta, num texto rápido, a fim de localizar o leitor, intitulado Contra o novo Febeapá. Seguimos para seu Manifesto Copista, produzido em dupla com Joanim Pepperoni, Phd, desde o início indicando que foi elaborado na Terra da Cocanha, em 2021, e que pode ser copiado à vontade. É copyleft mesmo, por mais que o autor tenha tantas críticas à esquerda.

Ricardo Lísias, autor de Ana O e outras novelas (Globo, 2007), O livro dos mandarins (Alfaguara, 2009), O céu dos suicidas (Alfaguara, 2012) e Gabriel Nascimento, editor associado da Cousa, num texto que remete ao tão conhecido e temido grupo de whatsapp, conversam com Botnaro e Pepperoni, mortos, psicografados com auxílio da tecnologia atual.

Para garantir o livro pré-venda, basta acessar a página especial no site da editora O Sexo da Palavra.