Comédia romântica completa 20 anos em 2022. Foto: Divulgação.
Um dos clássicos modernos da comédia romântica completa 20 anos (!) de sua estreia. O longa "Casamento Grego" chegou aos cinemas brasileiros no dia 8 de novembro de 2002, trazendo a história de Toula (Nia Vardalos), ainda solteira aos 30 anos de idade e que se apaixona por Ian Miller (John Corbett), um professor americano. A seção "Por onde anda?" é dedicada a este grande sucesso - que minha esposa Marcia tanto gosta =]
Toula - Nia Vardalos
A atriz canadense, filha de gregos, tinha em seu currículo a personagem Domino, da obscura série TKR, uma espécie de "continuação" do famoso seriado "Super-Máquina", estrelado por David Hasselhoff na década de 1980.
Mas, definitivamente, a sua carreira mudou após a sua bela interpretação de Toula, a trintona e solteira da família Portokalos. A partir deste sucesso em "Casamento Grego" (que virou seriado), Nia, que também assina o roteiro do longa e do filme "Larry Crowne", com Julia Roberts e Tom Hanks, fez algumas participações em seriados como "Grey's Anatomy"- e "Lei&Ordem". O roteiro de "Casamento" foi indicado ao Oscar em 2003, sendo derrotado pelo filme "Fale com Ela", de Pedro Almodóvar. Atualmente, Nia está produzindo e dirigindo "Casamento Grego 3", ainda sem data de estreia.
John Corbett - Ian Miller
O veterano ator já era bem conhecido do público, especialmente pelo seu personagem na série "Sex and the City", em que ele interpretou o ex-noivo traído de Carrie (Sarah Jessica Parker).
Como Ian Miller, no entanto, Corbert chegou ao estrelato, tendo atuado em diversas produções de sucesso desde então, como os seriados "Parenthood" e a versão americana de "Rebelde". O ator também está nos três longas da série "Para Todos os Garotos que já Amei", sucesso da Netflix.
Michael Constantine - Gus Portokalos
Michael interpretava o pai de Toula, que tinha a estranha mania de carregar o limpa-vidros Windex, que tinha diversas funções. Constantine já tinha uma extensa carreira de sucesso na Broadway, no teatro e na TV, especialmente pelo seu papel no seriado "Room 222", que tinha no elenco, além de Michael- - que ganhou um Emmy por sua atuação - , o ator Mark Hammil.
O ator atuou na série de "Casamento Grego", na sequência do filme, em 2016, além de ter feito pequenas participações em filmes e séries. Michael falceu em 2021, aos 94 anos, de causas naturais.
Lainie Kazan - Maria Portokalos
A mãe de Toula foi interpretada pela também veterana atriz e cantora Lainie Kazan, que estreou na Broadway na década de 1960. Lainie também fez sucesso na séries "Desperates Housewives" e o "Método Kiminski", além de participar de alguns filmes de Adam Sandler ("Pixels" e "Zohan"), entre outras produções menores.
Uma passagem não muito bem sucedida da atriz foi pelas páginas policiais e de fofoca, ao ser presa, em 2017, furtando alimentos em um supermercado.
Abaixo, o trailer de "Casamento Grego", que completa 20 anos agora em 2022.