Livro da autora Mônica Lan tem exercícios práticos e inspiradores. Foto: Divulgação.
*Por Larissa Dias
Conheci a Mônica naqueles caminhos inebriantes da vida, quando soube que ela era roteirista de histórias em quadrinhos de mitologia. Mas, depois, pude perceber que a forma que ela tinha de pensar tinha muito a ver com a minha, até que descobri que ela tinha um livro chamado “Descole e Decole: hora de virar o Jogo Interior e expressar a INFINITUDE DO SER”.
Logo que abri o livro tive a grata surpresa de ver que ele tinha uma letra roxa e pensei: “sim, vamos sair da zona de conforto aqui!” e realmente o livro é sobre isso! Conforme avançamos nos capítulos, vamos conhecendo as chaves para abrir muitas portas que mantemos trancadas desde sempre... O caminhar da leitura nos faz encontrar as portas, achar as chaves, destrancá-las e nos inspira a tomar decisões sobre o que queremos ou não fazer.
Exercícios como o “Gostuário”, onde é pedido para elaborarmos uma relação em ordem de importância dos nossos gostos e preferências ou os “Banhos Iluminados”, onde conseguimos visualizar processos de libertação e de intenção nos faz ver que nem sempre estamos percebendo toda a infinitude do nosso Ser.
No livro, Mônica sempre usa a expressão “jogo” para falar sobre como lidar com a dinâmica interior, que quase sempre determina a nossa vida. Essa forma de pensar é cheia de respostas para perguntas que temos como: Por que sempre repito um padrão? Por que não consigo mudar? Por que as pessoas sempre me tratam assim? Por que tenho medo? Por que desisto de tudo?... Estas e outras questões podem ser respondidas com a simples leitura deste livro, porque ele te leva para uma aventura na terra interior. Com o “jogo dos contrastes”, podemos ver como estamos seguindo sempre mecanismos inconscientes que acabam determinando a nossa vida. O livro nos ensina a identificá-los e traz uma série de ferramentas para aprendermos a lidar com eles.
Mudar nem sempre é fácil. Todos os dias no meu consultório de psicoterapia, é possível ver essa dificuldade no ser humano. Mas quanto mais ferramentas pudermos ter para conseguir ir rumo à estas mudanças, muito mais fácil será seguir o fluxo natural das nossas existências e sermos nós mesmos, sem moldes ou máscaras! E este livro com certeza é uma ferramenta para isso, tudo de forma divertida e muito simbólica, principalmente pelo auxílio ilustrativo do grande quadrinista Will.
*Larissa Dias é Psicoterapeuta e Orientadora profissional, escritora e mitóloga. É colunista no CSC.