Cantor Rogê lança clipe da música Nação Tupi


 Faixa faz parte do álbum Curyman, que explora as raízes brasileiras. Foto: Divulgação.

O compositor Rogê acaba de lançar o videoclipe de sua música “Nação Tupi”. A obra foi inteiramente produzida com imagens do curta documental “Curupira: Mother of The Forest'' e mostra diversas cenas da Floresta Amazônica, da comunidade indígena Borarí e do trabalho dos Guardiões da Floresta do Maró (da ONG Treesistance), que defendem o território contra a exploração madeireira ilegal e arrecadam fundos para proteger as terras e os meios de subsistência dos Borarí.

“Nação Tupi nasceu de uma ideia melódica. Veio uma inspiração puramente musical e, depois que a melodia ficou pronta, me remeteu a uma atmosfera indígena. Acho que, inconscientemente, já queria falar sobre esse assunto, e oportunidade se apresentou nesta música. Com o arranjo de Arthur Verocai, a música já ganhou dimensão cinematográfica; imagens diferentes me vinham à mente toda vez que ouvia a música. Quando assisti ao vídeo pela primeira vez, foi a confirmação do que já havia sentido”, comenta Rogê.

Dirigido por Lea Hejn, editado por Alysia Juíza e fotografia de Cosmo Roncón Junior, o objetivo do documentário é reacender nossa relação de respeito com a natureza e dar visibilidade a quem protege o planeta.

O documentário “Curupira: Mãe da Floresta” está disponível na plataforma de streaming gratuito WaterBear, e mergulha nas profundezas da Amazônia para conhecer a história de uma poderosa deusa amazônica, contada pelas vozes do povo Borarí.

Traçando um paralelo com a letra da música (“Da floresta, o que sobrou querem desmatar / E os brancos querem invadir”), a mensagem do vídeo torna-se relevante, numa realidade contemporânea em que o negócio da Agricultura assume o controle máximo da terra e destrói a floresta mais rápido do que podemos protegê-la.

"A música de Rogê e a letra de 'Nação Tupi' realmente ressoam com a mensagem do nosso documentário e com o apelo do cacique Dadá Borari para proteger o território de seu povo no Pará, Brasil. Decidimos trabalhar juntos em um videoclipe na esperança de ampliar ainda mais essa mensagem  através da colaboração artística”, comenta Lea Hejn, diretora de cena. 

A faixa faz parte do mais recente lançamento de Rogê, “Curyman” (Diamond West Records). Com arranjos de cordas do maestro Arthur Verocai, produção de Thomas Brenneck e participação de outros músicos de diversas partes do mundo, “Curyman” explora temas da natureza, das raízes indígenas e africanas do Brasil e da resistência em tempos de conflito.

Veja abaixo o belíssimo clipe de Nação Tupi.