Se você, assim como eu, despreza a ditadura, aqui vai mais um baita lançamento para entender o porquê não devemos ter nenhuma saudade deste período sombrio da história do Brasil. O documentário "Não é permitido: um recorte da censura ao Punk Rock no Brasil", acaba de chegar ao YouTube, depois de ser exibido em algumas salas de cinema pelo interior de São Paulo.
Curto, direto e extremamente necessário, o doc dirigido por Fernando Calderan, Fernando Luiz Bovo, Matheus de Moraes e Renan Negri, traz as reflexões de integrantes das bandas Cólera, Inocentes, Garotos Podres, Ratos de Porão, Olho Seco e Ulster sobre o universo rebelde e contestador deste importante movimento, que chegou por aqui na década de 1970.
O doc revela os impactos da repressão na cena punk ao abordar parte dos vetos da Censura Federal às músicas do estilo, numa tentativa de calar as vozes que desafiavam o sistema.
Clemente Nascimento (Inocentes), Jão (Ratos de Porão), Mao (Garotos Podres), Val (Cólera / Olho Seco), Ariel Invasor (Inocentes - à época), Pierre (Cólera) e Vlad (Ulster) são os personagens que contam suas histórias durante aquele período sombrio, e a forma que encontraram de não permitir que a censura apagasse a arte de cada uma das bandas, reafirmando o poder da música como ferramenta de resistência e expressão cultural.