Filme, dirigido por Christopher Nolan e com Christian Bale no papel principal, inaugurou uma nova fase para o Cavaleiro das Trevas no cinema e é aclamado até hoje. Foto: Divulgação.
Batman Begins, um dos filmes mais bacanas baseados em personagens dos quadrinhos, está completando 20 anos de seu lançamento em 2025 (estamos ficando velhos, amigos).
O longa dirigido por Christopher Nolan, que até então tinha no currÃculo o espetacular Amnésia, mas era desconhecido do grande público, inaugurou uma nova fase para o Morcegão nas telonas, mais calcada na "realidade" (entre aspas, né, pois, como você sabe, Bruce Wayne e seu alter ego não existem).
Apresentando uma história de origem, a produção trouxe para o papel principal o ator britânico Christian Bale - para mim, a combinação perfeita entre o Cavaleiro das Trevas e o playboy Wayne.
O cara, inclusive, precisou passar por um processo absurdo para ganhar músculos, já que tinha acabado de filmar O Operário (outro filmaço dele) e a roupa do herói mal cabia naquela "carcaça" em que ele se encontrava.
Outro destaque do filme (e da trilogia) era o inglês Michael Cane como o intérprete do mordomo Alfred, com suas tiradas sábias e bem-humoradas. Nem precisamos falar do melhor James Gordon do cinema, até hoje, o também britânico Gary Oldman, talvez o ator mais camaleão - e completo - do cinema nos últimos anos.
Dois vilões "combinaram" forças para atormentar o Batman: O Espantalho, interpretado por Cillian Murphy (que fez um teste falso como o protagonista, além de ser o único vilão a aparecer nos três longas dirigidos por Nolan), e Ra's al Ghul/Ducard, que foi brilhantemente interpretado por Liam Neeson.
Também tivemos Katie Holmes (Dawson's Creek), como Rachel Dawes, o interesse romântico de Bruce Wayne - depois substituÃda por Meggie Gyllenhaall em Dark Knight (até hoje rola uns boatos de que Tom Cruise, marido da estrela na época, a proibiu de voltar ao papel - talvez uma das fofocas mais imbecis de Hollywood, já que a atriz tinha outros compromissos profissionais, como ela e o diretor relataram). Morgan Freeman completava o elenco estelar, vivendo Lucious Fox, uma espécie de "comparsa" do Batman nessa versão.
Com o toque "realista" de Nolan, que preferiu usar efeitos mais tradicionais, como miniaturas de trens, carros e prédios para fazer algumas cenas de ação, e roteiro bem amarrado do diretor e de David S. Goyer (Blade), o longa, é, sem dúvida, uma das melhores adaptações de histórias em quadrinhos dos anos 2000, sendo aclamado por crÃtica e público. Begins foi o pontapé inicial para inaugurar uma trilogia espetacular e de sucesso comercial, que seguiria com O Cavaleiro das Trevas, de 2008, e O Cavaleiro das Trevas Ressurge, de 2012.
Abaixo, o trailler de Batman Begins, que estreou aqui no Brasil em junho de 2005.