Centro Cultural Banco do Brasil, na capital paulista, recebe, com entrada gratuita, mostra com filmes como Não Estou Aqui e Longe do Paraíso (2002), indicado a seis Oscars. Foto: Divulgação.
Segue até 12 de fevereiro no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, a mostra inédita do aclamado cineasta Todd Haynes. O cineasta, pioneiro do movimento New Queer Cinema, é reconhecido por seu trabalho no cinema independente contemporâneo,
Com entrada Gratuita, a mostra traz um total de 23 títulos, entre obras dirigidas por Haynes e filmes de outros realizadores que dialogam diretamente com sua filmografia. Entre os títulos estão o longa Carol (2015), seu maior sucesso comercial e seu filme mais distribuído ao redor do mundo, indicado a seis Oscars e Longe do Paraíso (2002), indicado ao Oscar de Melhor Roteiro, além de prêmios como o Grande Prêmio do Júri no Festival de Sundance (1991), o Teddy Award no Festival de Berlim (1991), o Grande Prêmio do Júri no Festival de Veneza (2007) e a Palma Queer no Festival de Cannes (2015).
A programação apresenta também os filmes Veneno (1991), Mal do século(1995) e o documentário The Velvet Underground (2021) e Não Estou Lá (2007), assinados por Haynes, e obras de outros cineastas como Uma Mulher Sob Influência, de John Cassavetes, Desencanto, de David Lean, Tudo que o Céu Permite, de Douglas Sirk, Canção de Amor,deJean Genet, Peggy e Fred no Inferno: o Prólogo,deLeslie Thornton, Jollies, de Sadie Benning, Jeanne Dielman, de Chantal Akerman, Vento Seco, de Daniel Nolasco , e Primavera, de Fábio Ramalho, que estabelecem paralelos estéticos e conceituais com o trabalho de Todd Haynes.
Além das exibições, a mostra conta com atividades formativas como sessões comentadas, mesas de debate, sessão educativa, e curso. Nesta quinta-feira, 29/01, acontecerá o debate “O legado de Todd Haynes para os novíssimos cinemas queer, com Éri Sarmet e Matheus Marchetti (com LIBRAS), e classificação indicativa 16 anos.
Ao realizar este projeto, o CCBB São Paulo apresenta ao público títulos raros e obras consagradas deste diretor que é considerado um dos nomes centrais do cinema independente contemporâneo, reafirmando seu compromisso com a democratização do acesso à arte.
Com patrocínio do Banco do Brasil, a “Mostra Todd Haynes” é uma produção da Caprisciana Produções, com a idealização, coordenação geral e produção executiva de Hans Spelzon e a curadoria de Carol Almeida e Camila Macedo. A programação está disponível em bb.com.br/cultura e no catálogo virtual, que poderá ser baixado gratuitamente durante o período do evento. A mostra acontece também no CCBB Rio de Janeiro, de 14/01 a 09/02 e no CCBB Brasília, de 03 a 22/03.
SERVIÇO
Mostra Todd Haynes
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Período: Até12 de fevereiro de 2026
Entrada Gratuita: Ingressos disponíveis a partir das 9h, no dia de cada sessão, na bilheteria do CCBB e em bb.com.br/cultura
Classificação indicativa: Consultar a classificação indicativa de cada sessão no site do CCBB SP
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP
Funcionamento: aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças-feiras
Informações: (11) 4297-0600
Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas – necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.
Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista.
Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).
Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há também uma parada no metrô República. Das 12h às 21h.









