Home / Exposições / Mostra do aclamado diretor Todd Haynes fica em cartaz até fevereiro em São Paulo

Mostra do aclamado diretor Todd Haynes fica em cartaz até fevereiro em São Paulo

Centro Cultural Banco do Brasil, na capital paulista, recebe, com entrada gratuita, mostra com filmes como Não Estou Aqui e Longe do Paraíso (2002), indicado a seis Oscars. Foto: Divulgação.

Segue até 12 de fevereiro no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo,  a mostra inédita do aclamado cineasta Todd Haynes. O cineasta, pioneiro do movimento New Queer Cinema, é reconhecido por seu trabalho no cinema independente contemporâneo,

Com entrada Gratuita, a mostra traz um total de 23 títulos, entre obras dirigidas por Haynes e filmes de outros realizadores que dialogam diretamente com sua filmografia. Entre os títulos estão o longa Carol (2015), seu maior sucesso comercial e seu filme mais distribuído ao redor do mundo, indicado a seis Oscars e Longe do Paraíso (2002), indicado ao Oscar de Melhor Roteiro, além de prêmios como o Grande Prêmio do Júri no Festival de Sundance (1991), o Teddy Award no Festival de Berlim (1991), o Grande Prêmio do Júri no Festival de Veneza (2007) e a Palma Queer no Festival de Cannes (2015). 

A programação apresenta também os filmes Veneno (1991), Mal do século(1995) e o documentário The Velvet Underground (2021) e Não Estou Lá (2007), assinados por Haynes, e obras de outros cineastas como Uma Mulher Sob Influência, de John Cassavetes, Desencanto, de David Lean, Tudo que o Céu Permite, de Douglas Sirk, Canção de Amor,deJean Genet, Peggy e Fred no Inferno: o Prólogo,deLeslie Thornton, Jollies, de Sadie Benning, Jeanne Dielman, de Chantal Akerman, Vento Seco, de Daniel Nolasco , e Primavera, de Fábio Ramalho, que estabelecem paralelos estéticos e conceituais com o trabalho de Todd Haynes.

Além das exibições, a mostra conta com atividades formativas como sessões comentadasmesas de debatesessão educativa, e curso. Nesta quinta-feira, 29/01, acontecerá o debate “O legado de Todd Haynes para os novíssimos cinemas queer, com Éri Sarmet e Matheus Marchetti (com LIBRAS), e classificação indicativa 16 anos.

Ao realizar este projeto, o CCBB São Paulo apresenta ao público títulos raros e obras consagradas deste diretor que é considerado um dos nomes centrais do cinema independente contemporâneo, reafirmando seu compromisso com a democratização do acesso à arte. 

Com patrocínio do Banco do Brasil, a “Mostra Todd Haynes” é uma produção da Caprisciana Produções, com a idealização, coordenação geral e produção executiva de Hans Spelzon e a curadoria de Carol Almeida e Camila Macedo. A programação está disponível em bb.com.br/cultura e no catálogo virtual, que poderá ser baixado gratuitamente durante o período do evento. A mostra acontece também no CCBB Rio de Janeiro, de 14/01 a 09/02 e no CCBB Brasília, de 03 a 22/03.

SERVIÇO

Mostra Todd Haynes

Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Período: Até12 de fevereiro de 2026

Entrada Gratuita: Ingressos disponíveis a partir das 9h, no dia de cada sessão, na bilheteria do CCBB e em bb.com.br/cultura 

Classificação indicativa: Consultar a classificação indicativa de cada sessão no site do CCBB SP

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP  

Funcionamento: aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças-feiras

Informações: (11) 4297-0600

Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas – necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.

Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista. 

Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela Rua da Quitanda até o CCBB (200 m).

Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há também uma parada no metrô República.  Das 12h às 21h.

Marcado:

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *